BRIGADA VESPISTA DE CASTRO DAIRE

Na brisa do mar da Nazaré, estava ali, pendurada, enferrujada, e despida Vespa. Carente de restauro, alguém pegou nela a transformou na Vespa 50S Amarela.
Foi aqui que tudo começou.
A beleza desse restauro incentivou a procura do Mundo Vespista, onde era regularmente organizados encontros, convívios onde reinava a troca de impressões e onde cresciam amizades e várias discussões sobre estas motas.
Em 2004 surgiu a ideia de se organizar um encontro Vespista em Castro Daire, trazendo novas culturas, novas pessoas e novas ideias para o concelho. A logística e o cuidado necessário para estes encontros envolvia o esforço, dos poucos elementos daquela altura, de semanas. Sempre de vento em popa, no ano seguinte, repetiu-se o encontro vespista em Castro Daire. Apareceram mais pessoas, mais culturas, à procura da boa gastronomia, da hospitalidade, e da alegria com que foram recebidos. Este segundo encontro conseguiu ser ainda mais especial, permitindo, a divulgação mais eficaz, no entanto, faltava o empurrão certo, para ser um verdadeiro sucesso.
O ‘’Xico da Vespas’’, já tinha o seu clube formado na zona da Bairrada, e veio impulsionar a criação do clube em Castro Daire, dando algumas dicas, trazendo conhecidos e mais conhecidos, passando a palavra, Castro Daire ficou conhecido por esse país fora. 2006, data de início da Brigada Vespista de Castro Daire, nome pensado para ser sempre reconhecido e lembrado no mundo Vespista!
Vasco Alves, criador, fundador visitou os cantos do país com a sua vespa amarela, cravou amizades, provou da comida, idolatrou a hospitalidade, entrando na boa onda vespista que se faz sentir por Portugal fora, Vasco, sabia que desta forma, todos os passeios da Brigada poderiam vir a ser um sucesso.
O clube foi crescendo, tanto a nível financeiro com a nível de recursos humanos, foi sendo conhecido fora e dentro do concelho. Dentro do concelho, pelos encontros regionais que levavam e levam a cabo eventos solidários, pelas participações ativas nas atividades do concelho, tanto desportivas como culturais. E fora do concelho, pelo seu nome – Brigada Vespista de Castro Daire.
O crescimento foi notório, o Vespa Clube de Portugal passou a fazer parte da Brigada e vice versa, e para juntar a notoriedade deste clube a sede é um ponto de paragem dos amantes da Rota N2. Em 2018 ergueu-se a sede da Brigada, onde se realizam os encontros, convívios com os sócios, entre outras atividades.
A sede é especial, foi fruto de muito trabalho de sócios do clube e amigos da Brigada Vespista e foi pensada para alojar todos os turistas que passam pela Rota N2, dando as condições mínimas, permitindo mostrar o concelho aos curiosos desta rota. Atualmente é um clube consistente, com cerca de 100 sócios, com uma sede num espaço amplo e acolhedor, e vespas muitas vespas nunca esquecendo a Vespa amarela.